Essa é uma pergunta feita tanto pelas pessoas que já trabalham com o mercado de cosméticos quanto pelas pessoas que pensam em trabalhar. E para respondê-la levamos em consideração alguns fatores: o crescimento que o mercado tem tido ao longo dos anos no Brasil, a média de crescimento de vendas que os cosméticos têm nos últimos meses do ano, e a facilidade desses produtos entrarem em promoção nessa época.
Vamos começar falando do contexto que esse mercado tem hoje, e como tem sido sua evolução ao longo dos últimos anos. Os cosméticos tem se popularizado no mundo todo, mas em especial no Brasil. Já falamos aqui que o nosso país é o quarto que mais consome produtos cosméticos no mundo, e isso acontece pelo fator cultural, já que somos mais vaidosos e temos uma higiene mais criteriosa que outros países, e também, pelos últimos anos o público ter crescido, indo além do feminino. Hoje existem mais marcas que produzem produtos cosméticos para os públicos masculino e infantil, essas empresas decidiram inovar e atingir esses públicos tendo uma ótima aceitação.
Com esse primeiro ponto explicado, podemos falar um pouco sobre o quanto produtos cosméticos costumam aumentar suas vendas no final do ano, já que o momento afeta esse resultado. O mercado de cosméticos costuma crescer em vendas cerca de 10% no final do ano, o que de uma certa forma é uma baixa porcentagem se comparamos com outros setores como o de eletrônicos que cresce cerca de 20%. Mas o que mostra que esse setor está vendendo tanto é justamente quando somamos o crescimento que esse mercado já tem ao longo dos anos, e o quanto se vende ao longo de todo ele, fazendo com que se perceba que esses 10% podem ser bastante coisa. Uma vez que o volume de vendas desse setor já é satisfatório.
Partimos então para o último ponto, que é a facilidade que esses produtos têm para entrar em promoções e ofertas sazonais. Por nosso grande volume de consumo e também nossa cultura, o mercado de cosméticos não costuma ser muito afetado por crises, pois o autocuidado e a beleza são vistos como gastos necessários pelo público. Esses produtos também podem ser produzidos com um baixo investimento e uma boa margem de lucro, já que os maiores gastos estão nas fases iniciais de desenvolvimento científico e testagem do produto.
A junção desses fatores constroem a resposta do porquê o mercado de cosméticos é tão bem sucedido no final do ano. Vale aqui uma menção honrosa ao nosso verão, que também acaba exigindo maiores cuidados com a pele e impulsiona a venda de hidratantes, pós sol e protetores solares.
Isso demonstra que a venda de produtos cosméticos pode ser uma boa oportunidade, principalmente para as consultoras. Fazer a revenda de itens cosméticos nessa época pode trazer uma ótima renda extra.
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